Seja Bem-Vindo ao mundo dos Mitos Gregos.

Esse blog é criado e mantido por alunos interessados em explicar o contexto de alguns mitos gregos para o leitor.

Os principais personagens de cada mito expõe, através de posts, o seu comentário sobre a sua história.

Basicamente, o que queremos proporcionar em nosso blog, é que os leitores imaginem a vida através dos mitos.

Faça bom proveito, fique com Zeus.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pigmalião e Galatéia

Pigmalião era o maior escritor de toda a Grécia. Suas esculturas eram tão perfeitas que muita gente jurava que via a as esculturas respirarem.
Os sacerdotes do templo de Pafos,na ilha de Chipre encomendaram a Pigmalião uma estatua da deusa Afrodite.
Para esculpi-la ,Pigmalião escolheu o bloco mais puro de mármore branco. E Pigmalião trabalhava dia após dia sem parar. Era como se a deusa o chamasse de dentro da pedra, pedindo que a deixasse sair.
- Vou te soltar – dizia Pigmalião, sempre esculpindo.
A estatua ficou pronta e Pigmalião soltou seus instrumentos. Mas, em vez de ficar feliz , começou a chorar pois com a estatua pronta ele teria de chamar os sacerdotes de Pafos para levarem a encomenda.
Pigmalião não suportava a idéia de se separar da estatua, afinal era a mais pela que já havia feito. Ele se sentou do lado da estatua e ficou admirando-a por horas.
Quanto mais ele olhava para a estatua mais a amava. Pigmalião estava apaixonado por sua obra, mesma ela sendo de pedra. Ele a amava como mulher, e lhe deu o nome de Galatéia.
Com novas cores, Galatéia parecia ainda mais real, mais viva.
- Olha pra mim! Fala comigo! – Pigmalião implorou então.- Eu te amo.
Para não perder Galatéia, Pigmalião fez outra estatua para ser entregue aos sacerdotes. Era uma bela estatua mais não tão bela quanto Galatéia.
Finalmente Pigmalião pode ficar com Galatéia. Mas a estatua estava acabando com ele. Ele não comia,nem dormia. Passava seus dias apenas olhando para a estatua que havia criado. Sentia-se definhar e sabia que acabaria morrendo.
Quando estava quase morrendo Pigmalião fez um pedido a Afrodite:
- Afrodite, deusa do amor, ouve minha voz. Já que Galatéia não pode ser minha, tira- me a vida. Deixa me encontrar a paz na morte!
Enquanto ele esperava a morte chegar, setiu uma Mao suave tocar seu rosto. quando ele abriu os olhos para olhar quem era, era Galatéia que havia decido do pedestal e se tornado uma mulher de verdade.
- Levante se Pigmalião - ela disse – A deusa do amor ouviu seu pedido. Seu amor foi tão grande que chegou a meu coração. Afrodite me deu a vida, para que eu pudesse te amar também.
Pigmalião e Galatéia se casaram e no final de suas vidas Afrodite permitiu que suas almas deixassem seus corpos ao mesmo tempo, para que nunca tivessem que se separar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário