Seja Bem-Vindo ao mundo dos Mitos Gregos.

Esse blog é criado e mantido por alunos interessados em explicar o contexto de alguns mitos gregos para o leitor.

Os principais personagens de cada mito expõe, através de posts, o seu comentário sobre a sua história.

Basicamente, o que queremos proporcionar em nosso blog, é que os leitores imaginem a vida através dos mitos.

Faça bom proveito, fique com Zeus.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Caixa de Pandora

Epimeteu estava com dó do seu irmão Prometeu porque estava preso no alto de uma montanha sozinho, sendo todo dia machucado por um grande animal faminto. Para acabar com aquela tristeza pediu para que Zeus o soltasse porque ele era a única companhia que ele tinha, dizendo que era mais do que um irmão. Zeus disse que não iria soltar Prometeu, que não iria mudar a sua opinião.
Por causa disso para Epimeteu não ficar sozinho e ter uma companhia criou uma bela moça para casar-se com ele. Cada Deus deu um dom para essa moça. A moça se chamava Pandora (significa – todos os dons).
Epimeteu se casou com Pandora, e quando a levou para sua casa mostrou toda ela, abrindo tudo que havia lá para mostrar-lhe que tudo que tinha dentro da casa agora também lhe pertencia. Epimeteu só não abiu uma única caixa, e não contou a ela o que havia dentro, só pediu para que nunca abrisse ela, Pandora para realizar o pedido do marido prometeu nunca abri -lá.
Em um dia quando Pandora estava limpando a casa, ela escutou uma voz que saia da caixa chamando-a e dizendo que estavam presos ali a muito tempo e que iriam acabar morrendo se não fossem soltos. Como um dos dons que Pandora recebeu dos Deuses era a bondade, ela acabou abrindo a caixa.
Quando isso aconteceu, ela se surpreendeu porque muitas criaturas ruins estavam saindo e acabaram a machucando muito e fugindo pelo mundo a fora.
Quando Epimeteu voltou para casa, e viu sua mulher machucada no chão, entendeu o que havia acontecido em quanto ele estava fora de casa. Epimeteu contou a Pandora o motivo de ter deixado aquela caixa fechada ali, dizendo que quando havia criado o mundo não quis colocar as coisas ruins, como as maldições, as doenças e a miséria. Por isso que aquela caixa tinha sido deixada guardada. Epimeteu disse também que tinha certeza de que algum dia aquela caixa iria ser aberta, e todas as coisas ruins iriam para o mundo.
Em quanto conversavam escutaram uma voz baixinha, ainda vinda do fundo da caixa, quando foram ver era a esperança. A esperança disse para Epimeteu e Pandora que a colocasse no coração, que com isso sempre iria conseguir superar todas as desgraças que estavam agora no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário