Seja Bem-Vindo ao mundo dos Mitos Gregos.

Esse blog é criado e mantido por alunos interessados em explicar o contexto de alguns mitos gregos para o leitor.

Os principais personagens de cada mito expõe, através de posts, o seu comentário sobre a sua história.

Basicamente, o que queremos proporcionar em nosso blog, é que os leitores imaginem a vida através dos mitos.

Faça bom proveito, fique com Zeus.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Perseu e Medusa

Perseu (filho de Zeus), quando jovem saia em busca de aventuras para mostrar a seu pai que podia conquistar fama e glória.
Em uma dessas aventuras Perseu chegou a um país devastado chamado Sérifo, nele era encontrado apenas restos de árvores, e pessoas escondidas em cavernas. Após falar com algumas pessoas descobriu que o local era amaldiçoado por um monstro, que era chamado Medusa. Descobriu que quem olha se pra ela viraria pedra no mesmo instante.
Para ajudar esse povo Perseu disse que os ajudaria a matar a Medusa. Mais Perseu se perguntava como fazer isso. Então pediu para os deuses do Olimpo que lhe ajudassem. Ouvindo seu pedido Atena lhe enviou seu escudo, e Hermes suas sandálias aladas.
Enquanto sobrevoava as terras de Sérifo avistou uma caverna cercada de fumaça e ao chegar mais perto viu várias pessoas que viraram pedra por terem olhado para medusa. Para que não virasse pedra usou seu escudo como espelho.Quando viu seu reflexo assustou-se, pois seu cabelo eram centenas de serpentes ,era cheia de escamas , com unhas afiadas e dentes cheios de veneno.
Quanto mais a Medusa se aproximava de Perseu mais ele sentia as fumaças que saiam pelo nariz dela.
Então ele teve uma idéia,utilizou o escudo como espelho para localizar a Medusa e usou sua espada para cortar sua cabeça.Perseu descobriu que mesmo depois da Medusa ter morrido ela continuava transformando as pessoas em pedra e por isso colocou a em uma sacola de couro.
Depois dessa aventura continuou sua viajem rumo as praias do grande oceano.Enquanto passava pelo mares escutou uma voz gritando e avistou uma moça presa a uma pedra.Seu nome era Andrômeda e estava lá pois seu pai ,Cefeu, se “gabava” de sua beleza,por isso os Deuses mandaram um dragão para destruir sua cidade.
Depois do dragão destruir milhares de cidades e destruir milhares de casas , o pai de Andrômeda suplicou para que perdoassem seu ato de vaidade.Mas os Deuses apenas salvariam seu reino do dragão se sacrificassem sua filha. Com muita dor no coração Cefeu teve que aceitar a proposta.
Quando Perseu se virou viu o dragão saindo da água e resolveu ajudar Andrômeda. Apesar de ser uma luta injusta Perseu usava todos seus recursos para evitar que o dragão o vencesse.Ele tentava usar sua espada nele mais não dava certo pois suas escamas eram muito grossas e impediam que a espada passasse.De repente ele viu uma região sem escamas muito pequena em baixo de sua cabeça .Perseu então fincou a espada nesse pequeno espaço ,matando o dragão e deixando-o afundar nas profundezas do oceano.
Quando tudo isso acabou Perseu voou ate Andrômeda , quebrou suas correntes e a levou ate seu palácio .Entregou-a para seus pais e pediu uma única recompensa: a mãe de Andrômeda .
Então houve o casamento, uma grande festa que resultou em uma grande confusão . vários homens armados invadiram o local .Um desses homens era Fineu (Cefeu tinha prometido a Mao de Andrômeda para ele ).Quando Fineu ia atacar Perseu, ele tira a cabeça da Medusa transformando Fineu e seu comparsas em pedra.

2 comentários: