Seja Bem-Vindo ao mundo dos Mitos Gregos.

Esse blog é criado e mantido por alunos interessados em explicar o contexto de alguns mitos gregos para o leitor.

Os principais personagens de cada mito expõe, através de posts, o seu comentário sobre a sua história.

Basicamente, o que queremos proporcionar em nosso blog, é que os leitores imaginem a vida através dos mitos.

Faça bom proveito, fique com Zeus.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Perséfone e Hades

O Deus Hades era o rei do submundo.
O submundo era um lugar humido, obscuro e sombrio. Hades as vezes, sentia-se sufocado, ansioso por respirar ar puro e ver a luz do sol. Então, saia das profundezas e ia para a saída do monte Etna, que julgava só ele conhecer. Mas lá, também estavam Eros e sua mãe, Afrodite. Em uma aposta entre os dois Afrodite, acerta a flecha do amor em Hades, que se apaixona perdidamente por Perséfone. Perséfone era filha de Demeter, deusa das colheitas, plantações e de toda terra cultivada.
Hades captura Perséfone e foge com ela para o submundo. Deméter então, preocupada com sua filha, enlouquece pelo fato de ela ter desaparecido, e começa a procurá-la por toda parte, dia e noite com a ajuda do sol, da lua e das estrelas. Mas, nada de Perséfone.
Na ilha de Sicília Demeter acaba achando vestígios de sua filha, uma longa faixa vermelha, que era o cinto de linho de Perséfone, logo depois, uma cesta de flores despedaçadas, e, em seguida, o resto das flores, e, do lado, os vestígios de Hades. Demeter então supõe que Hades tenha raptado sua filha. Demeter revoltada vai a procura de Zeus para que ele consiga trazes sua filha de volta, já que todos os deuses são irmão. Mas, Zeus não pode fazer nada, pois não tem poder sobre os seus irmãos.
Mas prometeu ajuda-la. Chaou o seu mensageiro Hermes, e o ordenou que levasse Demeter ate Hades, e que tentasse convencer Hades a fazer o que era certo.
Quando chegaram no submundo, hades estava em seu trono, e Perséfone estava ao seu lado, com uma coroa na cabeça. Demeter e Perséfone ficaram feliz em se reecontrar.
Demeter tentou tirar sua filha do reino de hades, mais, Perséfone não quis ir embora.
Perséfone explicou para a mãe tudo o que havia ocorrido com hades, e Perséfone ficou apaixonada por ele. Perséfone ainda disse que hades tinha suas qualidades, e que o mundo dos mortos não a assustava mais, e não queria sair de lá.
Demeter não permitiu. Ordenou que Perséfone devolvese a coroa de hades e que fosse embora com ela. Hades interrompeu-a e disse que Perséfone era a filha de Demeter, mas agora, também é esposa dele.
Hermes interrompeu a discussão e declarou as regras dos deuses, a regra da permissão da mãe para o casamento, e também, que nenhuma alma viva ou morta poderá deixar o subterrâneo depois de ter comido qualquer coisa.Persefone comeu 6 sementes de romã. Hermes então teve a idéia de deixar Perséfone 6 meses com a mãe, depois 6 meses com o marido.
Quando Perséfone passa o tempo com sua mãe, Demeter esbalda alegria e abençoa a terra, as colheitas amadurecem nos campos. As arvores se enchem de flores, o mundo se enche de luz e calor, é tempo de primavera e do verão.
E quando Perséfone volta para o marido. O grio toma conta do mundo. O vento derruba as folhas das arvores. Durante os seis meses sem sua filha, Demter se recolhe para chorar suas maguas, mas, a chama da esperança continua acessa, pois a primavera sempre volta.

15 comentários: